Por aqui, também falamos além do look do dia em si, da tendência ou modinha da vez. Outro dia conversamos sobre a transformação na forma que consumimos moda (e informação) e, mais recentemente, de como as marcas estão de certa forma transgredindo os desfiles.
Agora tem uma marca que carrega todo esse desejo de mudança e vocês precisam conhecer: prazer, Vetements! Por que ela é o frescor e sopro de esperança nesse novo momento fashion? Porque ela simplesmente descontrói, transforma e até mesmo simplifica a moda.
Vetements é um coletivo de moda que foi criado em Paris, 4 anos atrás e até agora já fez 5 desfiles. 8 amigos de diversas áreas se reuniram, cada um com sua expertise pro negócio, para construir uma moda que busca algo novo, ironicamente, na tão tradicional moda parisiense.
O diretor criativo se chama Demna Gvasalia e em pouco tempo na área, já foi chamado para assumir a Balenciaga, pensa no poder?!
E, enquanto marcas procuram um viés clássico, moderno ou popular, Vetementes busca subverter. Seus desfiles são sempre apresentados em locais inusitados (de restaurante chinês a sex club), seu casting de modelos é bem democrático (pra não dizer exótico) e fatos assim só reforçam todo o hype vigente da marca. Ahh, pra eles, moda sem gênero não é algo especial ou ocasional – como algumas marcas tem feito, umas de forma questionável – pra eles isso é normal e faz parte de seu dna.
As roupas em si? Mais uma vez, descontruída. Eles não querem caimento perfeito, tampouco fluidez, eles buscam roupas de atitude, que te transforme e traga de volta aquele quê de rebeldia que há tempos a moda não via. As roupas são estranhas, complexas, polêmicas, tem horas que a gente até questiona, mas é justamente essa coisa fora da caixinha que vem fascinando uma legião de fashionistas cansados da mesmice.
Agora pra quem acha que eles criam roupas apenas no aspecto conceitual, que nada, eles reforçam a tese que a roupa é pra usar e eles vendem tudo que é desfilado. É uma marca já cult, muito criativa, mas extremamente focada no business e atenta em manter o hype criado em tão pouco tempo.
Na prática, uma moda streetwear, com toque underground e peças extraoversized. Moletons, casacões, camisões, pense tudo ão e essa é uma moda muito forte que segue por aí. Sabe a tendência dos casacos caídos dos ombros? Vetements. Além disso, seu jeans é um fenômeno e adorado por muitas.
Por falar no público, a marca já caiu no gosto de tudo quanto é tipo de gente, de Kanye West a Taylor Swift, passando por todas as Kardashians e ainda Selena Gomez, Rita Ora e Rihanna, sua maior entusiasta.
A cereja do bolo dessa nova geração da moda? O anonimato, o coletivo não aparece, não faz selfie e nem parceria com blogueira. O único que aparece, ainda que de forma discreta, é Demna, de resto, eles querem apenas trabalhar e mostrar roupas menos glamurosas e mais representativas. Imagina se essa moda pega?
“Nossa, Thereza, essas roupas são muito esquisitas”, são mesmo, mas elas tem um propósito além e já são o reflexo dessa nova geração fashion, vai da gente saber usar essa informação de moda quando chegar na nossa vida real!
The post Vetements, a nova marca francesa que está mudando o cenário fashion appeared first on Fashionismo.





