
Meus amores, muitas blogueiras me buscam para tirar dúvidas e, principalmente, pedindo ajuda. Afinal a blogosfera é muito grande, e são tantas possibilidades que as vezes ficamos perdidas, eu mesma ainda tenho muito que aprender. Pensando nisso, e me inspirando em blogs americanos que já fazem isso, resolvi fazer um guia para auxiliar a criação do seu blog, nele vão ter dicas de conteúdo, divulgação, análises de crescimento e entre outros. Tenho certeza que irá ajudar muitos blogueiros iniciantes, e até mesmo os que já são mais experientes.
Os posts vão ao ar toda terça feira, para encontrar os outros tópicos basta acessar a página principal do guia.
Para dizer a verdade, esse é um tema que eu ia citar apenas no tópico de SEO, mas aprendi recentemente que a escolha das palavras-chave é uma etapa tão importante, que resolvi fazer um post dedicado apenas para isso.
As palavras-chave são essenciais na hora do ranqueamento nos mecanismos de busca, por isso é a principal ferramenta de um profissional de marketing. Elas vão te ajudar a aparecer no topo das buscas no Google, e isso trás muito acesso ao blog, eu garanto.
O que são palavras-chave.
Já sabemos que é essencial criar conteúdo de qualidade para obter mais acessos. A dúvida é: como as pessoas vão encontrar o seu conteúdo? Uma das maneiras é através dos sistemas de buscas, e para isso as palavras-chave fazem toda a diferença.
Ao definir uma palavra-chave, você está dizendo ao Google que o seu post está tratando sobre aquele determinado assunto. Se um usuário procurar por algum termo presente nas suas palavras-chave, o seu blog vai estar listado no sistema de busca.

Por que usar palavras-chaves?
São as palavras-chave que vão ajudar o leitor a te encontrar. Elas ajudam a aumentar o tráfego orgânico em um blog quando bem utilizadas, pois melhoram o seu posicionamento no sistema de buscas. Sem elas, as publicações nunca vão alcançar todo o seu potencial, e infelizmente eu demorei para aprender isso.
A maior bobagem que fazemos com o blog, é deixar para depois algo que vários blogs e sites dizem ser importante. Então vamos colocar a mão na massa.
Tipos de palavras-chaves.
Como assim, existe mais de um tipo de palavras-chave? Sim, existe. Vou falar os dois principais e mais usados, e o melhor de tudo é que a diferença entre os dois é super fácil de ser compreendida.
• Head tail
São as palavras-chaves que possuem o maior volume de busca, por serem palavras muito genéricas. Um exemplo desse tipo de palavra-chave é “maquiagem”, a média de pesquisas mensais é de cerca 368 mil. Imagina o volume de tráfego orgânico que um blog bem ranqueado nessa palavra-chave recebe!
O problema é: imagine o tanto de pessoas ou empresas que, assim como eu e você, querem ranquear o seu conteúdo para essa palavra-chave. Por isso, apesar de ter um grande volume de pesquisar, existe também uma concorrência gigantesca. Devem existir milhares de conteúdos com essa palavra-chave.
• Long tail
Totalmente ao contrário da anterior. Essas palavras chaves são mais longas, e mais específicas. É justamente ai que está o segredo, por serem palavras-chave mais específicas, você não vai enfrentar uma concorrência significativa na maior parte das vezes e, por tanto, possui uma maior chance de aparecer no topo.
“Bárbara, mas o post não apareceria em um volume menor de pesquisa?” Siiim, mas é bem melhor aparecer menos vezes, porém na primeira página, do que aparecer 100 vezes na quinta página. É difícil encontrar usuários que vão até a quinta página do Google para achar o que procura. Estou começando a utilizar esse tipo, já que sou pequena para competir pela primeira página por termos mais genéricos.
Como achar as palavras-chave certas.
Existem alguns truques para achar as palavras-chave ideais para o seu post. E se você não tem o costume de pesquisar, está na hora de começar a ter. Eu gosto de utilizar três ferramentas, elas me ajudam demais:
• Keyword Planner
• Keywordtool.io
• Google Trends
Keyword Planner.
É uma ferramenta do Google Adwords, e além de encontrar sugestões de palavras-chave, você também irá encontrar o número de pesquisa média mensal que o termo possui. Iremos selecionar a primeira opção: “procurar novas palavras-chave (..)”, preencha com o termo que será abordado no seu blog e selecione “Obter ideias”.


A página seguinte irá mostrar o resultado da pesquisa feita. E para entender melhor os dados, selecione a aba de “ideias de palavras-chaves”. Será possível analisar quais outras palavras-chaves utilizar e a quantidade de pesquisas mensais que elas recebem.
Keywordtool.io.
É a ferramenta que estou mais usando, ela ajuda com sugestões de palavras-chaves Long Tail. Para isso, você precisa inserir o termo que pretende achar uma versão maior, o sistema de busca (no caso Google) e a linguagem.


O keywordtool.io realiza uma busca procurando por todas as variáveis do que você digitou, mas que possuam um volume de busca significativo.
Google Trends.
O Google Trends é mais simples, mas uma ótima ferramenta. Você coloca a sua palavra-chave e ele mostrará as consultas mais feitas com essa palavra.


A pesquisa por ser filtrada por país, ano e fontes. Mas o melhor de tudo é que ele mostra o crescimento dessa palavra em certas épocas do ano, como por exemplo, a palavra Natal tem um aumento de buscas gigantesco no final do ano.
Possui alguma sugestão?
Se tem algo que eu AMO receber é dicas de leitores. Qualquer sugestão de conteúdo, ou algum tópico que você acha que deveria estar nesse guia, podem me avisar através do e-mail balmeida@loveiscolorful.com. E não se esqueçam de se inscrever na newsletter do blog.
O post #14: Como usar as palavras-chave apareceu primeiro em Love is Colorful.