Quantcast
Channel: modatrade.com.br
Viewing all articles
Browse latest Browse all 12206

Como treinar seu inglês fora da sala de aula

$
0
0
Oi, gente!
Lá no Instagram perguntei para vocês se eu deveria fazer um post sobre esse assunto aqui no Blog da Bru e alguns de vocês me disseram que SIM, Bru, por favor! Então cá estou eu, que não sou nenhuma expert em inglês viu? Mas acho que me viro muito bem quando o assunto é manter uma conversa normal (mesmo que com alguns tropeços) com pessoas de outros lugares. E fiz aulas de inglês (fora do horário normal de aula) durante a 5ª série até a 8ª série lá no Objetivo mesmo, mas durante a tarde, com um caderno didático em inglês. Então, não frequentei aquelas escolas de inglês como CNA, Wizard, Cultura Inglesa... O básico que aprendi foi na grade curricular que o colegial oferecia (acho que era uma vez por semana) e no ginásio! Fora isso, eu sempre ouvi muito mais música em inglês do que em português, sempre pesquisei letras de músicas e procurei falar a pronúncia correta, além de ver seriados em inglês (mas com legenda). Porém, depois de passar 28 dias em Londres cursando inglês intermediário e fazendo um curso paralelo de Fashion Design, voltei com o inglês melhor, com a leitura fluindo melhor e com algumas dicas de como praticar a língua fora das salas de aula. 
Vamos lá?

Instagram @blogdabru
1) Seja curioso! - para tudo na vida, se a gente não quiser realmente aprender, milagres não acontecerão. Então, seja uma pessoa curiosa. Pesquise palavras que te instigam no Google, ouça a pronúncia dessas palavras (vejam esse site ou esse (minha teacher Tara usava nas aulas), por exemplo, dá pra ouvir a pronuncia das palavras), pergunte aos amigos que estão mais habituados com o inglês e peça uma ajudinha. 
2) Músicas, filmes e seriados em inglês - tente aderir aos filmes sem legenda, preste atenção ao sotaque dos personagens, tente entender o contexto da frase, caso não consiga entender todas as palavras que estão sendo ditas. Com relação às músicas, estude-as com a ajuda de um dicionário. Perceba se você está entendendo o que ela diz mesmo se estiver sem a letra para te ajudar.

3) Intercâmbios e cursos de inglês são bem vindos - se houver a possibilidade, converse com seus pais, junte dinheiro, planeje com antecedência, escolha um país legal no qual você vá exercitar o idioma com frequência. As agências de intercâmbio cultural hoje em dia estão muito bem preparadas. Se o caso for receio dos pais com relação a você visitar o outro país, vá até uma agência e converse com um especialista, pois eles, certamente, saberão como explicar tudo da melhor maneira. Quando eu decidi viajar para melhorar meu inglês, fui até a agência, peguei todas as informações e trouxe o material todo para eles lerem. Fui pela Experimento, lá de Sorocaba, e gostei muito de todo o atendimento e serviço. Eu sempre falava com a Luanda, que me vendeu a viagem, durante o tempo em que eu estava lá. Ela me perguntava se eu estava gostando, se precisava de algo e se tudo estava como o combinado. E, sim, viagens como essa são realmente muito caras. Por isso, trabalhei durante seis meses e juntei o dinheiro que eu levaria para lá e consegui dar uma ajudinha pros meus pais. Mas acredito que, mesmo que não seja uma viagem para daqui 3 meses, vale muito a pena planejar. Comecei a ver a minha um ano antes! Lá eu falava 24 horas em inglês. Até com a minha amiga brasileira Milena, que estava na minha sala de inglês, eu evitava falar em português (confesso que de vez em quando eu falava algo em português porque dava saudadinha de falar na minha língua). Enfim, quando você viaja, entende de uma vez por todas que, se você ficar com vergonha de se arriscar, nem pedir um café no Starbucks será possível. É você e sua capacidade de se virar em um país novo.

4) Livros - a leitura é preciosa quando o assunto é treino e aprendizado de um outro idioma. Se você não tem tanta prática, leia sentado em uma mesa, como se estivesse estudando para alguma prova da escola. Use um dicionário quando não souber alguma palavra. Mas recomendo tentar ler sem ele, e caso não saiba algum significado, tente entender o contexto. Antes de viajar, durante a leitura de livros em inglês, eu ficava travada em algumas palavras; mas lá, como eu sempre lia os jornais britânicos no metrô, eu não tinha como ficar consultando um dicionário ou o Google. Eu procurava entender o contexto de tudo aquilo. Quando cheguei no Brasil, definitivamente absorvi a técnica de entender o contexto da frase. E, com isso, a leitura ficou fluída e mais rápida (ou seja, bem menos cansativa!).

5) Caderno de Vocabulário - essa dica veio do coordenador do centro de línguas lá da UAL, universidade que estudei na Inglaterra. Eles nos deram um bloco de notas e todas as palavras novas que íamos aprendendo conforme o curso ia passando, nós anotávamos lá, e isso ia nos ajudando a memorizar novas palavras e aprimorar o nosso inglês.

6) Converse em inglês com seus amigos - o problema do brasileiro é a vergonha de falar em outra língua (como se fosse feio saber falar outras línguas!). Gente, experiência própria. Era só ter brasileiro que falava melhor que eu do meu lado e eu travava total! Não abria a boca pra nada! Até pra fazer pedido em lanchonete eu deixava pros meus amigos, porque eu morria de vergonha. Que bobagem! E daí se você mandar umas palavrinhas erradas? O londrino está tão habituado a lidar com estrangeiros que eles não ligam se você ficar atrapalhado na hora de fazer seu pedido. Aliás, é bem difícil encontrar um verdadeiro nativo naquele lugar. Basta andar de ônibus ou andar na rua que você escuta mil idiomas ou o inglês com 20 sotaques diferentes hahaha... Tente combinar com seus amigos de conversar em um grupo do Whatsapp ou via Skype somente em inglês. Se não souber falar alguma palavra, tente explicar para eles usando outras que você já domina. Eu faço isso sempre com minhas amigas que fiz no intercâmbio! Nós amamos nos ligar no Facetime e ficar batendo papo!

7) Esteja em contato com a língua sempre! - acho de maior importância o fato de você estar sempre em contato com o inglês. Pra que o idioma seja natural para você, é preciso que você treine seus ouvidos. Eu adorava colocar Friends na televisão, enquanto arrumava meu quarto. Eu ficava ouvindo as falas dos personagens, mesmo quando não entendia muita coisa. Com a internet aí, os EUA, a Inglaterra, a Austrália estão muito perto de nós! Os sites dos jornais desses países são ótimas maneiras de você treinar sua leitura. Use e abuse da internet e dos seus momentos livres! 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 12206