![Eau de Cologne 4711_capa Eau de Cologne 4711_capa]()
No meu último post esse aqui, comecei a contar a história do perfume e hoje retomo esse artigo para dar continuidade a mais uma parte… Vem comigo!
O químico persa Avicena inventou o processo de destilação, que deu origem à confecção de óleos perfumados, basicamente de flores e ervas.
Foi na França, a partir do século XIV, onde se cultivavam flores, que ocorreu o grande desenvolvimento da perfumaria, permanecendo como o centro europeu de comércio de perfumes. Vem daí a expressão “perfume francês” que muitos dizem ao se referirem a perfumes importados.
Em 1792 o perfumista italiano Johann Maria Farina tomou como base a aqua mirabilis e criou a famosa Eau de Cologne 4711 – a primeira fragrância comercial da história.
No século XIX as casa de perfume inglesas se juntaram às francesas, e utilizar perfumes dessas casas tornou-se símbolo de status. A alquimia (que consistia no uso de substâncias e técnicas naturais) deu lugar à química dos produtos sintéticos.
Depois do lançamento do famoso Chanel n° 5 em 1921, designers e estilistas do mundo todo perceberam que essa indústria fazia sucesso, e lançaram-se na busca do perfume perfeito.
Gostaram dessa continuação? No próximo mês tem mais!
Qual o seu perfume preferido?
Acompanhem o blog nas redes sociais: Instagram | Pinterest | Facebook | YoutubeThe post A primeira fragrância e a história do perfume – parte II appeared first on El Ropero.